segunda-feira, 5 de maio de 2008

Verdades

"A mentira não tem ninho, tudo é verdade e caminho..." (Fernando Pessoa)

A inverdade que quer ser verdade. Há sempre um dedo apontando para alguma pessoa ao ser chamada de mentirosa. Julgueis e sereis julgado. Certamente a pessoa para quem o dedo aponta tem o desejo de que seja verdade aquilo a que se refere. Por isso, a inverdade. O que é verdadeiro para alguém em dado momento, pode deixar de sê-lo em outra ocasião. Ou, ainda, ser uma inverdade para outrem.

De um ponto de vista relativo, a verdade é o que condiz com as concepções que se tem do que se crê verdadeiro. "Todo mundo está sempre certo e ninguém está certo sempre" - Mas, quem é um, quem é o outro???

O processo evolutivo compõe-se de um gradual afinamento de vibrações... Quando focalizamos a verdade no presente, abre-se um portal para a transcendência. A função da mente é coordenar a ação externa conforme o propósito da alma. Se quisermos mudar a vibração ao chamar alguma pessoa de mentirosa, é só dizer "mente-rosa", e isso é transmutado imediatamente.

Na minha área de atuação, o músculo grande redondo (que corresponde à musculatura da coluna, também chamada de "vaso governante" pela medicina chinesa) perde tônus quando não vivemos nossa verdade.

"O caminho da paz é o caminho da verdade. Ser verdadeiro é ainda mais importante do que ser pacífico". (Mahatma Gandhi)

"A palavra é a veste do verbo e seu corpo de manifestação. O verbo, por sua vez, é a idéia que vivifica a palavra". (Trigueirinho)

O ideal, portanto, é ser realmente verdadeiro. Viva a sua verdade, a cada se-gundo, a cada pri-gundo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Elce, a Programação Neurolingüística nos diz que a verdade é individual, o seja cada um tem sua própria verdade. A pessoa cria suas verdades de acordo com o que percebe através dos dos seus sentidos. E o que você está dizendo corrobora com o que a PNL prega. Ser verdadeiro é ainda mais importante do que ser pacífico, como disse Gandi, ou seja é a pessoa ser congruente, ou inteira no que é, pensa e faz. Parabéns por sua matéria.
Grande abraço!
Diniz

Anônimo disse...

Em um trecho de sua citação, você colocou o seguinte: Viva a sua verdade, a cada se-gundo, a cada pri-gundo. What´s the means the word "gundo"?