terça-feira, 8 de abril de 2008

Apoio Consciente

"Quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma." (Fernando Pessoa)

Numa visão especial, ver e perceber além do óbvio abre-nos à escuta do sentir. Nossos sentidos despertos afloram e, então, somos testemunhas vivas do poder da linguagem na cura. A delicadeza nas relações e o cuidado na fala desvelam a importância da coerência em nosso propósito de convívio saudável.

Dad Squarisi, jornalista de Brasília, numa de suas matérias sobre a língua portuguesa pontua que o verbo ajudar é anti-ético. Segundo ela, é uma palavra que teve sua origem nos maus-tratos à nação judaica. Judiar, judiação, prejudicar e ajuda. Judas tem um peso extra quando pronunciado. A ajuda traz muitas vezes a conotação de obrigatoriedade (tenho que ajudar). Muitas pessoas não se sentem cômodas ao serem ajudadas, pois sentem-se feridas no seu orgulho. Uma palavra que traz em si toda essa egrégora de dualidade também traz, certamente, desequilíbrio a quem a pronuncia.

"Eureca! Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo" - Arquimedes. Ele, em suas geniais descobertas, nessa célebre frase equacionou o desfazer de um nó górdio nas relações. É hora de deixar de lado o verbo "ajudar" e passar a usar palavras que, a exemplo de Arquimedes, impulsionam e movem o mundo: apoiar, contribuir, cooperar, auxiliar, colaborar, dar uma mãozinha - todas são opções de palavras que tornam leve o potencial de servir no ser humano.

O ar-que-medes e permeia a todos na res-pira-ação (respiração) acende o fogo da ação. Desfaz os nós que, escrito de trás pra frente, faz-se son/som, que está em todos os lugares. E o , ao contrário, é ON/OHM - o som primordial. Liga universal que traduz o ser humano na dimensão corpo, mente e espírito na temática da alma. Evoluir.

2 comentários:

Anônimo disse...

Elce,
Quando le seus artigos,me fez um sentido imenso, reflete cada frase.Para ser sincera nao le simplesmente, devorei o que le. Grata por compartilhar suas ideia e reflexoes com quem tem a oportunidade de ler seus artigos.
Bom no intuito de colaborar vou passar a voce um artigo que recebi de meu pai ha anos e que compartilho com muito carinho com voce.

Anônimo disse...

Viciação Verbal

Vigia a tua palavra.
Não te habitues aos assuntos danosos para a tua alma.
A palavra invigilante é reflexo do pensamento em desequilíbrio.
O que dizes com freqüência é o que terminarás por fazer.
A educação do espírito também começa pela boca.
Não te permitas a crítica destrutiva, o gracejo infeliz, o comentário
leviano, a observação insensata.
A palavra gera id[eias em quem a ouve, tanto quanto as atrai em quem a profere.
A viciação verbal é das mais difíceis de serem combatidas, porque exige perseverança no cultivo dos bons pensamentos.
Quando não tenhas nada edificante a comentar, guarda silêncio.
Não conspurques a fonte cristalina dos teus sentimentos com o lodo da palavra irresponsável.
Sobretudo, a ninguém agridas com o teu verbo contundente.
A palavra do bem em ação é forca plasmadora do mundo melhor.
Disciplina os teus pensamentos, disciplinando a palavra em teus lábios...
Lembra-te de que um dia serás chamado a prestar contas naão somente do que fizeste, mas igualmente de tudo quanto tenhas induzido os outros a fazer pelo que lhes disseste.

Irmão José
Livro Perseverança.