segunda-feira, 26 de maio de 2008

O resgate do negativo

Ao fazer um exame de HIV, qual resultado de teste você quer receber? Positivo ou negativo? É o negativo, certo? Pois ele indica a ausência do vírus. O negativo é o resultado desejado.

Nesse sentido, é chegada a hora de resgatar o real significado do termo "negativo". Trata-se de uma qualidade energética, vibracional, que atua na polaridade. Essa polarização, entre negativo e positivo, está presente em tudo e em todos os planos do universo. É o que permite a atração e a união. É a sustentação da caminhada rumo ao equilíbrio. O negativo é tão importante quanto o positivo. Somados, levam à unicidade, à totalidade, a tudo o que É.

Quando uma pessoa qualifica outra, ou algo de "negativo", ela entra em julgamento. E todo julgamento implica a existência de um réu e de um acusador – que parte de uma crítica para condenar alguém. Esse ato, por si só, gera separação e desigualdade das relações. Desliga músculos e desbalanceia a energia da pessoa.

Portanto, o ato de julgar algo como negativo – no sentido pejorativo da palavra – traz implícito um preconceito. A busca é transcender a qualificação do “negativo-não-benéfico”, para o negativo visto como um elemento necessário e indispensável da polaridade.

O julgamento-benéfico tem valor quando abre espaço para o diálogo, e dá voz ao questionamento. Quem questiona abre caminho para que o outro se mostre, desvele seus motivos e verdades internas. Quem questiona deixa uma porta aberta ao encontro e à proximidade. Quem questiona deseja promover a compreensão e o entendimento.

Ao sair do julgamento, não há mais razão para qualificar algo como negativo ou positivo. Qualquer situação pode ser favorável ou não-favorável (ainda). Benéfica ou não-benéfica (ainda). São polaridades que, numa equação, colocam a vida sob perspectivas que constróem a realidade. Num quente sol de meio-dia, tudo que mais queremos é sombra. Luz e sombra enfeitam a vida.

Essa posição neutra e imparcial promove a integração do ser. A pessoa torna-se inteira, em estado de presença constante, conectada com a fonte. Torna-se verticalizada e alinhada aos seus propósitos de vida e está no mundo para servir e ser servida, em igualdade de condições.

5 comentários:

Evaldo Bazeggio - www.bazeggio.com.br disse...

Elce, maravilha. Gostei muito dos teus comentários. Você nos faz pensar sobre a real dimensão e os efeitos da palavra.
Evaldo.

Unknown disse...

Muito, muito grata por trazer a magia das palavras para meu dia a dia... AMO!

Antonio disse...

Grato pelas belas palavras.
Abraço,
Antonio

Anônimo disse...

Olá Elce!
conheci você em uma palestra que você deu aos alunos do garaça.
e desde então mudei muitos padrões em minha vida, mas com o passar do tempo algumas coisas são deixadas para trás.
sou grato por você me enviar o endereço do blog, pois me faz lembrar relembrar e colocar novamente em prática o que aprendi.
acho que talvez você já conheça,e talvez venha a se interessar, ou sou voluntário do Instituto Renascer da Consciência, um lugar muito bonito, para resumir.

grato
Felipe Morato Moreira

Anônimo disse...

Penso que o corpo "fala" muuuuuito mais do que as palavras. O bom observador percebe facilmente as contradições entre palavras e expressão corporal do outro. Não é à toa que são consideradas demagogas, hipócritas ou fúteis as pessoas cujo discurso - por mais belo que seja - não corresponde às suas atitudes. Os políticos e sedutores servem de exemplo. Alguns terapeutas também.