quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

A força criadora das palavras

“Dou minha palavra!” Nos anais da história, lembramos ainda hoje da importância dessa expressão. Palavra dada: honra e dignidade vivenciadas. Elas têm o poder de mudar gerações e revelar características pessoais, que fazem diferença. Emanam vibrações energéticas e se propagam indefinidamente pelo espaço.

Influem no desenvolvimento harmônico da natureza e na evolução humana. São os passaportes da vida. Induzem e revelam acordos. São chaves que abrem ou fecham o destino da humanidade, na torre de Babel do cérebro.

Inoculam poder e simbolizam saber. Sua vibração magnética pode servir beneficamente ao homem pela força criadora, por meio de afirmações, invocações e decretos. Se utilizadas de forma incorreta podem prestar um desserviço à vida. O nível de consciência se amplia quando percebemos que nossas palavras interferem nos relacionamentos e nos ambientes.

Quando alguém fala, há um eco que ressoa e retorna. Denomino esse processo de ‘eco-lógico das palavras’. Vivemos em constantes retro-alimentações, mesmo à distância, com todas as pessoas com as quais temos qualquer tipo de contato. Tudo o que falamos traz repercussões em nossa saúde.

Se deixarmos passar de 24 horas sem resolvermos nossos problemas emocionais, entramos em somatização. Afinal, o que nos aborrece, é o que nos adoece. Em outras palavras: quando guardamos situações emocionais não-resolvidas, nosso corpo responde com uma perda de tônus muscular e nossas respostas deixam de ser objetivas e precisas.

Vale ressaltar aqui que não estamos falando do tônus gerado por meio da musculação. Mas sim do tônus que os músculos têm quando o corpo está em equilíbrio. Músculos com tônus evidenciam saúde, leveza e flexibilidade – características imprescindíveis para a integração e realização de propósitos e metas.

Os diálogos são a via para a paz. Quando falamos com assertividade e mudamos nossos pensamentos, alteramos nossa fisiologia e nossas respostas externas. Num movimento endógeno (de dentro para fora), preservamos nossos órgãos e funções promovendo saúde.

No mundo de hoje, a vida se apresenta como um caos ótico - caótico. Ainda bem, afinal o caos é o princípio de toda a mudança. Nesse sentido, nós precisamos mudar alguns paradigmas para nos transformarmos em meio a esse caos:

Expressões como “ver para crer” já não condizem com a realidade e passam a ser “crer para ver”.

“Orai e vigiai”, passa a ser “vigiai e orai”.

Citações como Si vis pacem, para bellum (Se queres a paz, prepara-te para a guerra) tornam-se inviáveis nos dias de hoje.

A “violência” é o apagão da alma. Quem “viola em si a essência” trai em si, a bondade e gera a violência – ou seja, a ausência do sagrado em nossas vidas. Por outro lado, paz é atitude e somatório de tudo que é bom.

Expressões como: “comunidade carente”, “dívida externa”, “fome zero”, “partido político” estressam qualquer ser humano e tiram o tônus muscular. Sugiro substituí-las por “comunidade querente”, “dívida organizada”, “alimento para todos”, “união política”. Tais transformações trazem excelência e resultados. Os criminosos, por exemplo, sabem das coisas. A expressão “crime organizado” energiza e fortalece tal prática.

Uma vez com esse conhecimento e ao mudar as palavras, o ser humano se potencializa e se capacita para vivenciar dons e criatividade. Mudamos nossas histórias de vida e possibilitamos a integração com o propósito divino em cada um de nós. Com energia vital e consciência, realizamos ações, cumprindo a que viemos – EVOLUIR.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens minha flor...
Voce realmente é aquela pessoa especial. Fico feliz em fazer parte de sua lista de contatos. Estarei atento às palavras.
Repassarei seu blog a alguns amigos muito especiais.
Mil beijos
Taneo

Anônimo disse...

Elce querida, obrigada! Como foi o Natal?
Desejo-lhe um 2008 pleno de alegrias, saúde e MUITO AMOR!
Com carinho, Regina

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Querida Elce,
parabéns pela iniciativa. gostei de tudo o que li.
"palavras não devem ser soltas ao vento, devem e podem dar sentido e significado às nossas vidas. podem nos despertar para uma vida mais consciente, íntegra, feliz e plena"....
e vc minha querida amiga e inspiradora, tem me ensinado isso. minha profissão me emprestou a possibilidade de usar palavras e você me revelou a possibilidade de transmutação através delas.
você sabe, sou imensamente grata.
beijos e muita prosperidade ao blog, que ele seja instrumento de grande transformação e despertar para o maior número possível de pessoas.
Lucila Pinto

Anônimo disse...

Elce querida,
Que magnifica surpresa!
Gracias por disponibilizar uma parte da sua sabedoria, este instrumento extremamente eficaz,corretor: a utilização das palavras com responsabilidade, podendo assim gerar respondibilidade e ações benéficas sob a ótica edificante do amor potente,aquele que fortalece,
harmoniza e ilumina.
Me oxigenei com os textos desta iniciativa iluminante.
Clareou tudo a minha volta,
fiquei leve e respirei satisfeita suavemente, só por hoje,deste magnifico banquete das palavras ao qual fui convidada por você.
Muitissimo agradecida sempre!

Borboleta Tamara