segunda-feira, 26 de maio de 2008

O resgate do negativo

Ao fazer um exame de HIV, qual resultado de teste você quer receber? Positivo ou negativo? É o negativo, certo? Pois ele indica a ausência do vírus. O negativo é o resultado desejado.

Nesse sentido, é chegada a hora de resgatar o real significado do termo "negativo". Trata-se de uma qualidade energética, vibracional, que atua na polaridade. Essa polarização, entre negativo e positivo, está presente em tudo e em todos os planos do universo. É o que permite a atração e a união. É a sustentação da caminhada rumo ao equilíbrio. O negativo é tão importante quanto o positivo. Somados, levam à unicidade, à totalidade, a tudo o que É.

Quando uma pessoa qualifica outra, ou algo de "negativo", ela entra em julgamento. E todo julgamento implica a existência de um réu e de um acusador – que parte de uma crítica para condenar alguém. Esse ato, por si só, gera separação e desigualdade das relações. Desliga músculos e desbalanceia a energia da pessoa.

Portanto, o ato de julgar algo como negativo – no sentido pejorativo da palavra – traz implícito um preconceito. A busca é transcender a qualificação do “negativo-não-benéfico”, para o negativo visto como um elemento necessário e indispensável da polaridade.

O julgamento-benéfico tem valor quando abre espaço para o diálogo, e dá voz ao questionamento. Quem questiona abre caminho para que o outro se mostre, desvele seus motivos e verdades internas. Quem questiona deixa uma porta aberta ao encontro e à proximidade. Quem questiona deseja promover a compreensão e o entendimento.

Ao sair do julgamento, não há mais razão para qualificar algo como negativo ou positivo. Qualquer situação pode ser favorável ou não-favorável (ainda). Benéfica ou não-benéfica (ainda). São polaridades que, numa equação, colocam a vida sob perspectivas que constróem a realidade. Num quente sol de meio-dia, tudo que mais queremos é sombra. Luz e sombra enfeitam a vida.

Essa posição neutra e imparcial promove a integração do ser. A pessoa torna-se inteira, em estado de presença constante, conectada com a fonte. Torna-se verticalizada e alinhada aos seus propósitos de vida e está no mundo para servir e ser servida, em igualdade de condições.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Verdades

"A mentira não tem ninho, tudo é verdade e caminho..." (Fernando Pessoa)

A inverdade que quer ser verdade. Há sempre um dedo apontando para alguma pessoa ao ser chamada de mentirosa. Julgueis e sereis julgado. Certamente a pessoa para quem o dedo aponta tem o desejo de que seja verdade aquilo a que se refere. Por isso, a inverdade. O que é verdadeiro para alguém em dado momento, pode deixar de sê-lo em outra ocasião. Ou, ainda, ser uma inverdade para outrem.

De um ponto de vista relativo, a verdade é o que condiz com as concepções que se tem do que se crê verdadeiro. "Todo mundo está sempre certo e ninguém está certo sempre" - Mas, quem é um, quem é o outro???

O processo evolutivo compõe-se de um gradual afinamento de vibrações... Quando focalizamos a verdade no presente, abre-se um portal para a transcendência. A função da mente é coordenar a ação externa conforme o propósito da alma. Se quisermos mudar a vibração ao chamar alguma pessoa de mentirosa, é só dizer "mente-rosa", e isso é transmutado imediatamente.

Na minha área de atuação, o músculo grande redondo (que corresponde à musculatura da coluna, também chamada de "vaso governante" pela medicina chinesa) perde tônus quando não vivemos nossa verdade.

"O caminho da paz é o caminho da verdade. Ser verdadeiro é ainda mais importante do que ser pacífico". (Mahatma Gandhi)

"A palavra é a veste do verbo e seu corpo de manifestação. O verbo, por sua vez, é a idéia que vivifica a palavra". (Trigueirinho)

O ideal, portanto, é ser realmente verdadeiro. Viva a sua verdade, a cada se-gundo, a cada pri-gundo!