terça-feira, 8 de abril de 2008

Apoio Consciente

"Quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma." (Fernando Pessoa)

Numa visão especial, ver e perceber além do óbvio abre-nos à escuta do sentir. Nossos sentidos despertos afloram e, então, somos testemunhas vivas do poder da linguagem na cura. A delicadeza nas relações e o cuidado na fala desvelam a importância da coerência em nosso propósito de convívio saudável.

Dad Squarisi, jornalista de Brasília, numa de suas matérias sobre a língua portuguesa pontua que o verbo ajudar é anti-ético. Segundo ela, é uma palavra que teve sua origem nos maus-tratos à nação judaica. Judiar, judiação, prejudicar e ajuda. Judas tem um peso extra quando pronunciado. A ajuda traz muitas vezes a conotação de obrigatoriedade (tenho que ajudar). Muitas pessoas não se sentem cômodas ao serem ajudadas, pois sentem-se feridas no seu orgulho. Uma palavra que traz em si toda essa egrégora de dualidade também traz, certamente, desequilíbrio a quem a pronuncia.

"Eureca! Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo" - Arquimedes. Ele, em suas geniais descobertas, nessa célebre frase equacionou o desfazer de um nó górdio nas relações. É hora de deixar de lado o verbo "ajudar" e passar a usar palavras que, a exemplo de Arquimedes, impulsionam e movem o mundo: apoiar, contribuir, cooperar, auxiliar, colaborar, dar uma mãozinha - todas são opções de palavras que tornam leve o potencial de servir no ser humano.

O ar-que-medes e permeia a todos na res-pira-ação (respiração) acende o fogo da ação. Desfaz os nós que, escrito de trás pra frente, faz-se son/som, que está em todos os lugares. E o , ao contrário, é ON/OHM - o som primordial. Liga universal que traduz o ser humano na dimensão corpo, mente e espírito na temática da alma. Evoluir.